Artesanato com Arame – várias idéias criativas!

Enormes possibilidades de artesanato feito a partir do arame.

Criatividade é uma palavra constantemente cabível quando se trata de produção de artesanato com arame.

pode ser ele(o arame), de cobre, de alumínio, galvanizado, de aço ou até mesmo o mais famoso, considerado por muitos: o arame opaca. 

Este último, muito usado em trabalhos artesanais, geralmente bastante comum de se ver nas criações dos artesãos que trabalham nas ruas.

muitos materiais são usados para se fazer artesanato, mas sem dúvida, nenhum com tanta possibilidade de variação nas criações como os arames, ideais para se desenvolver a criatividade artesanal dos artistas especialistas neste tipo de matéria-prima. Modéstia à parte, eu sou um destes artistas do arame.

 

Idéias extraordinárias criadas artesanalmente com arame.

 

imagem-de-cavalo-artesanal-com-arame

artesanato-com-arame-de-alumínio-em-miniatura

Vários tipos de arames são utilizados para produção artesanal de diversos produtos que são amados pelo público das lojas e das ruas. É muito valorizado este tipo de trabalho, por mais que o que a nossa sociedade tenta passar ou que as pessoas imaginam.

Abaixo vou mostrar algumas lindas peças feitas com arames. Siga lendo para ver estas dicas bem legais:

 

Artesanato com arame de alumínio.

 

imagem-de-égua-com-seu-filhote-artesanato-com-arame

artesanato-com-arame-de-alumínio-natural

Com este material, que é o que eu uso nos meus trabalhos, pode-se confeccionar peças lindíssimas de artesanato.

São encantadoras e impressionantes as obras de arte produzidas com esta matéria-prima tão brilhante. Não só brilhante no sentido de beleza da criação, mas no sentido de literalmente imprimir um brilho do alumínio natural, que enche os olhos. Principalmente porque este tipo de arame, permite-se ser colorido, havendo assim, arames de alumínio em várias espessuras e cores, deixando o trabalho do artesão muito mais bonito.

Ele já é bonito por si só, imagina quando se consegue modificá-lo e transformá-lo, através de um trabalho artesanal bem feito, em  miniaturas de bicicleta, miniatura de guitarras e outros instrumentos musicais em miniaturas. Além de várias oportunidades de usar a criatividade artística para produzir quase tudo o que se imaginar.

 

Criações de artesanato com arame de cobre.

 

foto-de-brinc-artesanato-com-arame-de-cobre

brinco-artesanal-com-arame-de-cobre

O cobre é um material muito especial.

este tipo de arame é bastante usado também por artesãos que fazem seus trabalhos artesanais e vendem nas ruas.(Os hippies por exemplo utilizam constantemente o arame de cobre para artesanato).

São inúmeras as peças que podem ser feitas com o cobre. É possível se fazer com ele, lindos brincos, anéis, braceletes, colares e algumas miniaturas também.

Se eu for citar aqui todas as possibilidades de se criar artesanato com arame de cobre, gastaria talvez um dia inteiro. É assunto que daria um livro, de tanta variedade que pode ter na produção de trabalhos com este material. O arame de cobre é realmente muito querido pelo público.

 

Os belos artesanatos com arame alpaca.

 

foto-de-mão-com-bracelete-artesanal-com-arame-alpaca

bracelete-artesanal-com-arame-alpaca

O artesanato com o famoso arame alpaca é realmente maravilhoso e vem de tempos remotos.

Este arame permite, pela sua rigidez e durabilidade, produzir um artesanato sólido, resistente ao tempo e ao tato.

Quantos brincos, pulseiras e outros trabalhos a gente pode ver por todo o mundo, feito com o arame alpaca? Realmente uma infinidade de ideias.

Ele não perde a sua imponência, porque já fez a sua história e tem o seu lugar garantido no gosto dos clientes de artesanato feito com arame. Porque quem compra sempre, já conhece o material e sabe da sua durabilidade. Sabe que é bom.

 

É possível se fazer artesanato com arame de aço?

 

imagem-de-mandala-artesanato-com-arame-de-aço

artesanato-com-arame-de-aço

Você pode estar se fazendo esta pergunta, ou talvez já passou pela sua mente este questionamento.

Eu lhe digo que, em se tratando de artesanato, tudo é possível.

O aço é um metal muito duro de se trabalhar, difícil de manusear, não é um bicho-de-7-cabeças. Claro que se tem que tomar alguns cuidados básicos com este tipo de arame, porque justamente devido ao seu nível de resistência a dobradura, sempre é perigoso para o artesão. Aconselho sempre usar óculos de proteção, pois é muito comum ferir-se com arames e os olhos são prioridade. Temos que cuidar da segurança deles.

Mesmo com as dificuldades encontrados no manuseio do arame de aço, ele é um forte aliado do artesão. Com este material, pode-se criar lindos brincos artesanais, colares, pulseiras belíssimas e as famosas e tão cobiçadas mandalas de arame de aço.

 

Por último o arame galvanizado. Mas não menos importante!

 

foto-de-mãos-manuseando-quebra-cabeça-artesanal-com-arame-galvanizado

quebra-cabeça-de-artesanato-com-arame-galvanizado

Por ser um metal menos valorizado no mercado, mais acessível no preço, ele é muito usado em construções civis, para amarrar as ferragens das obras.

Para muitas pessoas ele não tem muito valor. Mas o artesão de verdade, não descarta nenhum tipo de matéria-prima. Talvez ele fique em último lugar na preferência, porque ele escurece mais rápido que os outros tipos de arames, ele enferruja com o tempo, mas dá sim para ser usado em artesanato.

Não recomendo produzir brincos, ou outro material que se vai usar no corpo, como braceletes, pulseiras e colares, porém ele tem uma funcionalidade que para o artesão é muito viável, por ser bem barato e de fácil manuseamento.

Por exemplo, podem ser produzidos uma variedade enorme de quebra-cabeças, os chamados enigmas, que despertam e muito, a curiosidades das pessoas. Portanto, para o artesão, nenhum material é considerado inutilizável.

 

Enfim a conclusão!

 

foto de artesanato com arame de alumínio

boneco-churrasqueiro-artesanato-com-arame-de-alumínio

Este artigo é uma resposta, de certa forma, a alguns comentários que vi na internet mesmo, falando que o artesanato com arames é uma possibilidade de seguimento muito limitada.

Na minha opinião, não há limites para a criação. No caso citado acima, a limitação está no criador e não no material em si.

O arame nos dá talvez, mais oportunidades do que muitas outras matérias-primas. Penso que isto é bastante relativo e que é uma questão de opinião mesmo.

Gostou deste artigo? Comente abaixo, dê a sua opinião também sobre o artesanato produzido com arames.

Curta minha página no Facebook!

 

 

 

Vídeo-aula grátis ensina como escrever QUALQUER PALAVRA com arame de alumínio. O segredo agora foi revelado a você gratuitamente!

Marcos

Olá! Meu nome é Marcos Soares Almeida. Atualmente faço artesanato com arame de alumínio, mas decidi estudar um pouco a questão do trabalho online, por isto montei este blog. Seja muito bem vindo ao meu blog: ARTESANATO PARA DECORAÇÃO!

Website: http://artesanatoparadecoracao.com.br

6 Comentários

  1. Eu adoro esses artesanatos, tudo que é feito a mão tras consigo parte da história de quem o construiu.

    Nem se compara com comprar coisas industrializadas feitas quase que 100% por maquinas

  2. Obrigado pela sua opinião Hermon!

  3. Patrícia do Socorro

    Olá Marcos, adorei a sua explicação. Estou começando a trabalhar com arame e ainda tenho muitas dúvidas. Será que você pode me ajudar? Segue algumas dúvidas:
    – arame de alumínio escurece com o tempo?
    – arame de alumínio aceita solda?
    – arama de alumínio aceita banho de prata?

  4. Oi Patrícia, Boa noite!
    Não, o arame de alumínio não escurece com o tempo. Permanece sempre brilhante, a não ser que você já o compre sujo e com má qualidade.

    Quanto à solda, nunca soldei, mas acredito que não funciona com alumínio, inclusive já me disseram que não se solda alumínio, pelo menos arame não. Já ouvi dizer de alumínio batido, aquele usado na fabricação de panelas, aquele se pode soldar, mas o arame creio que não.

    u compro o arame de alumínio em várias cores, então quanto ao banho, pode ser feito sim um trabalho no arame para ele ficar da cor que você deseja. Mas também não sei como funciona este processo, porque já compro pronto, de várias cores.

    obrigado por sua mensagem!
    Espero ter ajudado!
    grande abraço!

  5. Maria Medeiros

    como faço para entrar em contato com vcs?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *