Artesanato Mineiro – Histórico Cultural Positivo

Artesanato mineiro

O Brasil é um país extremamente rico em cultura. Pelo seu tamanho continental. As diferenças entre música, arte e comportamento são muito grandes em cada lugar do país. Minas Gerais é um estado muito rico em cultura e história do Brasil. E o artesanato mineiro é uma verdadeira tradição.

Entre suas especialidades, estão peças feitas tanto de barro, como metal, madeira, pedra e até mesmo bordados. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esse artesanato tão tradicional e icônico do nosso país.

A história por trás do artesanato mineiro

artesanato-mineiro-destaque-para-arte-em-madeira-e-letreiro-artesanal

artesanato-mineiro-retratado-em-madeira

Para quem não sabe, o artesanato mineiro tem origem ainda lá no século XVII. É conhecido pelo chamado ciclo do ouro.

Minas Gerais era um estado riquíssimo em minérios, e nessa época, junto com a mineração, foram construídas muitas igrejas na região.

Em suas arquiteturas e decorações, a grandiosidade das ornamentações é de espantar até hoje. Pois foram feitas com uso de pedras preciosas, metais valiosos como ouro e prata. Tudo realizado a mão por artistas locais.

Mesmo com o fim do ciclo do ouro, a arte manual já estava entranhada no povo da região.

Fora isso, ainda houve muita influência de artistas portugueses e italianos, pois esses chegavam à região procurando se estabelecer por lá e, assim, ensinando também sua arte para os moradores locais.

artesanato-de-Minas-geraisFora isso, na época do Brasil colonial, havia a necessidade de tecelagem. Sendo que quase todas as casas da região de Minas Gerais, tinham uma roda de fiar e/ou um tear.

Esses teares eram usados para criação de roupas e colchas de forma totalmente artesanal.

As técnicas eram variadas. O que fez com que surgissem os mais diversos resultados, fazendo dessa arte, algo único em todo o país.

Recursos naturais e o artesanato mineiro

Como já falamos, desde o início, a arte mineira está ligada aos recursos naturais, como ouro, prata e outros materiais preciosos usados nas igrejas.

Mas, não é só de riqueza que vive o artesanato mineiro, na região são feitos muitos móveis de ferro, conhecidos no mundo todo.

artesanato-mineiro-produzido-a-mão-imagem-de-namoradeiras-barroTambém existem panelas, peças de decoração e esculturas, todas feitas em pedra sabão, muito comuns na região.

Panelas de barro mineiras também são famosas pelo Brasil. Bordados, crochê e tricô são facilmente encontrados em toalhas de mesa, tapetes e cortinas.

Por último, podemos falar da madeira. Que também possui destaque para os mais variados tipos de peças de artesanato vendidos em todo o estado de Minas Gerais.

Conheça Minas Gerais

Hoje em dia, a arte mineira já tem sido até mesmo exportada para todo o mundo, mas quem tem a oportunidade deve conhecer esse maravilhoso estado.

Em Minas Gerais, você pode desfrutar de uma ótima comida, feita nas panelas de barro e pedra que falamos, uma ótima receptividade, além de poder ver de perto toda as obras feitas a mão nas igrejas da região.

Essa viagem será um banho de cultura e história para todos que se aventurarem. E, no final de tudo, você pode ainda sair às compras e levar para casa um pedacinho dessa grandiosa história e cultura mineira, através de uma de suas inúmeras peças de artesanato.

Vídeo-aula grátis ensina como escrever QUALQUER PALAVRA com arame de alumínio. O segredo agora foi revelado a você gratuitamente!

Marcos

Olá! Meu nome é Marcos Soares Almeida.
Atualmente faço artesanato com arame de alumínio, mas decidi estudar um pouco a questão do trabalho online, por isto montei este blog. Seja muito bem vindo ao meu blog: ARTESANATO PARA DECORAÇÃO!

Website: http://artesanatoparadecoracao.com.br

2 Comentários

  1. Dan

    Boa noite. Gostaria de te parabenizar pelas matérias, gostei muito. Obrigada

  2. Olá Dan!
    Muito obrigado pela sua mensagem!
    Que bom que gostou!
    Não sou escritor. Sou apenas um artesão e gosto de expor minhas ideias, compartilhando o meu conhecimento, mas recebo várias mensagens que me deixam ainda mais motivado a escrever e a tentar ajudar as pessoas que querem, de certa maneira, aprender um pouco mais sobre esta arte que amo e que faço para viver.
    Grande Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *