Artesanato passo-a-passo – conheça técnica lucrativa!

Aprenda uma técnica do artesanato passo-a-passo e lucre com ela.

Eu trabalho com artesanato a 12 anos e hoje vou te contar um pouco da minha história, de como aprendi a fazer artesanato passo-a-passo e como você também pode obter várias informações sobre trabalhos manuais que vão te deixar apto(a) a começar na carreira de artesão(ã).

Bom! Eu sou Marcos Soares, artesão e atualmente tenho este blog, uma página de fãs no Facebook falando do meu artesanato, tenho um canal no youtube também sobre este assunto, da chamada cultura popular, que é basicamente uma boa definição para trabalhos artesanais no Brasil.

A minha história com esta arte, começou quando eu inventei uma maneira de aumentar minha renda e resolvi comprar algumas bijuterias para vender em uma feirinha próximo da minha casa. Comprava sempre as minhas mercadorias na Rua 25 de Março em São Paulo, bem famosa por sinal.

miniatura de bicicleta feita através do manuseio do arame alumínio no artesanato passo-a-passoUm dia estava com bastante tempo, resolvi antes de comprar, dar um passeio pela região e foi aí que tudo começou. Vi um senhor sentado na calçada fazendo umas miniaturas artesanais com arame de alumínio e decidi comprar para mim umas peças, mas sem nenhuma intenção de copiar. Só que notei que ele usava as mesmas ferramentas que eu utilizava para montar minhas peças, como os brincos artesanais de peças de bijuterias. Para resumir a história e partir para o que mais te interessa, num belo dia estudei com bastante carinho e com muita calma uma das peças artesanais que tinha comprado e decidi que eu ia tentar produzir uma miniatura daquelas de arame, mas usei o galvanizado e me dei mal, porque na outra viagem descobri que era alumínio, muito mais macio e maleável que o outro. E esta é resumidamente a minha história. Posso depois escrever um artigo só falando sobre o passo-a-passo da minha história com o artesanato lucrativo que faço hoje. Mas vamos ao nosso tema!

Como você pode utilizar esta técnica de artesanato passo-a-passo?

Já disse acima como comecei, contei um pouco da minha caminha, agora vou te dizer que poderá também acontecer contigo. No início é cansativo, complicado e até bastante difícil mesmo de fazer artesanato com esta técnica, mas depois ficará bem mais tranquilo.

foto de bonecos de artesanato passo a passoLogo de cara você vai sofrer muito se for fazer as miniaturas de arame de alumínio que hoje eu faço e que foi com o que comecei. Mas o meu conselho, é começar produzindo peças mais fáceis, que não te tomarão muito tempo e também são vendáveis e poderá te gerar uma renda extra. Digo para iniciar neste tipo de trabalho artesanal, fazendo brincos, anéis, porta recados, entre outras peças menos complicadas, procure ir devagar, passo-a-passo mesmo, para que vá se familiarizando com o material, no caso o arame de alumínio, (não tente com o galvanizado), você vai sofrer muito e pode acabar desistindo. Ou também existem várias outras idéias que inclusive no meu canal no youtube tenho alguns vídeos de trabalhos artesanais que faço e que poderá pegar algumas dicas legais para começar a produzir seus artesanatos.

porta-recado-personalizado-de-artesanato-passo-a-passoEu me precipitei e já quis começar fazendo as miniaturas, por isto passei meses sofrendo e nem me toquei que ainda não tinha aprendido a técnica e já queria sair produzindo tudo. Acabei me cansando, não procurei saber antes sobre o material, comprei matéria-prima não adequada e quase desisti do artesanato. Ainda bem que tive que voltar a São Paulo de novo e fui me informar melhor sobre o assunto. Estou te dando estas dicas, para que você não passe pelo que eu passei e já comece a trabalhar da maneira correta e vai ver que a técnica é realmente lucrativa, pois um investimento de 100 reais por exemplo, você poderá conseguir uma renda de pelo menos 8 vezes mais do que foi gasto com material e ferramentas, que no meu caso uso um alicate de corte e um de bico redondo, os mesmos usados para montagens de bijuterias. Que são bem baratos se comparados a outros tipos de trabalhos artesanais que as máquinas são caras e o material também. Seguindo estas minhas dicas, você vai ficar fera na produção de miniaturas artesanais e outras peças feitas com arame de alumínio.

O que eu penso desta técnica artesanal e porque fazer passo-a-passo?

Costumo dizer, que comparo o aprendizado com o artesanato como uma receita de bolo. Parece loucura misturar estes assuntos com aprender a fazer artesanato. Mas faz sentido quando você pensa na técnica, tudo é por parte, é um passo-a-passo, seguindo a receita, no caso currículo, segue-se uma sequência de informações, de dados importantes que fazem a diferença no final.

foto-de-mãos-manuseando-artesanato-passo-a-passoCom esta técnica que trabalho é igual, tudo vai se encaixando de acordo com a maneira em que se faz. O artesanato é mágico, é misterioso mesmo, às vezes você começa a produzir uma peça e em um detalhe, poderá ter uma nova ideia. Daí surge um outro trabalho vindo da sua criatividade, da sua forma de ver vagarosamente as coisas se materializando. Eu sou apaixonado por artesanato, por causa destas possibilidades e quando eu crio uma peça, me dá uma enorme sensação liberdade.

Então isto me dá coragem, inspiração para mais trabalhos novos, me faz ir em busca de exposições, eventos que poderei mostrar a minha arte e de novo no passo-a-passo, vou montando meu negócio, nos eventos, nas feirinhas de bairro e onde eu tiver a oportunidade eu faço uma verdadeira vitrine do artesanato que produzo e consigo sempre estar com minha arte popular em destaque. É assim que eu trabalho e você pode também fazer.

Terminando!

Estas informações acredito eu que vão te ajudar se este é o tipo de trabalho que deseja realizar. Aprenda a fazer uma coisa diferente a cada dia, isto vai te dando alegria a cada criação e utilize sempre a técnica que te falei de “não passar o carro na frente dos bois” como dizem por aí. Vai devagar, galgando a sua experiência buscando realmente fazer o artesanato passo-a-passo e você verá em breve, o resultado.

E se gostou deste post, comente abaixo. O que gostaria de ver mais a frente, sobre qual assunto?

 

Vídeo-aula grátis ensina como escrever QUALQUER PALAVRA com arame de alumínio. O segredo agora foi revelado a você gratuitamente!

Marcos

Olá! Meu nome é Marcos Soares Almeida.
Atualmente faço artesanato com arame de alumínio, mas decidi estudar um pouco a questão do trabalho online, por isto montei este blog. Seja muito bem vindo ao meu blog: ARTESANATO PARA DECORAÇÃO!

Website: http://artesanatoparadecoracao.com.br

4 Comentários

  1. Adorei a dica…. fiz uma guirlanda de natal onde não se gasta nada pra fazer… estou deixando o link da minha página pra vocês verem o video… beijinhos

  2. Obrigado Pela dica Patricia!
    Grande abraço!

  3. Gostei do post, a ideia é ótima!
    Da uma olhada ai na minha página também que eu tenho otimas informações para quem precisa de tráfego de visitantes, muito bom, vale apena conferir.
    Abraço.

  4. Obrigado pelo comentário Anderson!
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *