Casa em miniatura – artesanato para decoração.

Mini casa para decoração do seu lar!

Aprenda a fazer uma casa em miniatura que vai decorar a sua residência e deixá-la com um ar de ambiente artístico. Você mesmo pode fazer usando as técnicas que vamos mostrar neste artigo, com detalhes importantes para que você não perca nada.

Continue acompanhado a leitura e enquanto isto, vá reservando um cantinho na sua área ou no quintal para começar a trabalhar, porque vamos fazer uma pequena bagunça na construção da sua casinha, que desta vez vai ser de bambu. Lembrando que podem ser usados outros materiais, como o palito de picolé, papelão, ou até mesmo umas madeirinhas. Hoje, especificamente iremos trabalhar com o bambu, que é uma matéria-prima resistente e fica linda.

Primeiro passo para fazer a mini casa!

Depois que você já decidiu o local para a construção do seu artesanato para decorar a sua casa com uma outra casa em pequeno porte, digamos assim, agora é hora de separar os materiais.

imagem de bambu para fazer mini-casinha 1=  Nós vamos precisar  vários pedaços de bambu numa espessura de aproximadamente meia polega ( na espessura daquele cano de água mais fino que geralmente se usa no encanamento das casas). A quantidade dependerá da altura e comprimento que você deseja que a sua casinha fique, não vamos estipular tamanho porque talvez a sua necessidade seja de um tamanho maior ou menor. Então fica a seu critério.

 

imagem de um rolo de barbante de sisal usado em miniatura de casa2=  Precisaremos também de barbante, de preferência de sisal, que fica mais rústico e dá um ar de mais artesanal ainda na nossa mini casa.

 

 

 

 

 

 

serra usada na casa em miniatura3=  Vamos utilizar também uma serra, que pode ser a famosa starret, para que possamos cortar com precisão as peças do bambu em tamanhos uniformes.

 

 

 

 

cola que serve para fazer miniatura de casa4= Cola para bambu ( madeira), mas pode ser usada a cola quente, que é mais rápido a secagem.

 

Faremos agora a base da nossa casinha com bambu!

Mãos à obra que a nossa miniatura nos espera!

paredes de uma casa em miniatura feita artesanalmente de bambuPara que a nossa casinha fique bem firme, precisamos de caprichar na base, como em toda construção. Então corte os pedaços de bambu em tamanho uniforme na medida que você quer que fique a sua casa, lembrando que ela fica mais interessante se não a fizer totalmente quadrada, como na imagem à esquerda (este é um corredor) mas não precisa ser tão comprida assim a nossa, a não ser que esta é a sua ideia. Por isso eu deixei as medidas em aberto. Na foto é uma casa de verdade construída com bambu,mas a técnica é a mesma para fazermos o nosso artesanato.

Procure medir um lado maior que o outro para que a nossa casa em miniatura com bambu fique meio retangular.

Feito isto, prenda as pontas dos bambus já serrados,  juntando-os uns aos outros usando o barbante. Faça nas duas pontas de cada pedaço, apertando bem para ficar bem justinho.

Depois faça as paredes usando a mesma técnica, lembrando-se de deixar já prontas as portinhas e janelas da nossa casinha.  Quando estiver com todas as paredes prontinhas, prenda-as à base que você já tinha feito.

Base e paredes da nossa miniatura já prontas e fixadas uma na outra, só falta o telhadinho para nossa pequena residência fique totalmente completa.

lascas de bambu usadas na construção de miniatura de casa Para o telhado você vai precisar de serrar os bambus ao meio fazendo duas metades como um coxo, ( veja na foto à esquerda). Aí você vai medir tamanhos iguais, medindo para saber a quantidade que vai usar. Faça uma base para o telhado deixando o meio mais alto, a chamada cominheira, para que dê a caída necessária e fique realmente parecendo-se com u telhado.

Você vai fazer agora a cobertura da mini-casa!

Depois de preparada a base do telhado, precisamos medir uma distância de aproximadamente 10 cm (esta medida é para uma casinha de no máximo meio metro de altura), tamanhos maiores deverão ser usadas medidas proporcionais para as telhinhas.

Então você deverá amarrar com o barbante, quantos pedaços de bambu forem necessários em seu telhado entre este espaçamento, fazendo como se fossem as ripas da nossa casa em miniatura, deixando bem firme.

telhado de uma casinha em miniatura feito com bambuApós isto é só começar a colar as lasquinhas de bambu que você cortou, começando da parte debaixo do telhadinho e vai subindo até o topo. Cole uma parte para cima e a outra para baixo formando o desenho de telha, como na foto.

 

 

Acabamento da casa em miniatura com bambu artesanal!

 

 

casa em miniatura feita com bambuPara que fique mais linda ainda a nossa arte, podemos passar um verniz incolor em toda nossa miniatura, ou se preferir, existem alguns coloridos, aí fica a seu critério. Mas de qualquer forma, procure fazer este acabamento para que fique também bem conservado o material, evitando que estrague.

Agora podemos dizer que somos artesãos (ãs) e que já conseguimos fazer a nossa primeira casa, mesmo que em miniatura, mas já está pronta e nós também estamos prontos para a próxima aventura como artistas.

Este artigo surgiu de uma pergunta que nos foi feita por e-mail, relacionado a este tema. Então resolvemos fazer uma pesquisa e saber como são feitas aquele modelo de casa em miniatura, que ficam tão bonitinhas decorando a nossa sala ou a nossa área. Um trabalho artesanal lindo e não é difícil de produzir. Basta ter paciência e seguir os passos que não tem erro.

Se você gostou desta nossa experiência, deixe abaixo o seu comentário. Curta a nossa página no Facebook e compartilhe com os seus amigos ou alguém que você conhece que deseja aprender a trabalhar co artesanato.

 

Vídeo-aula grátis ensina como escrever QUALQUER PALAVRA com arame de alumínio. O segredo agora foi revelado a você gratuitamente!

Marcos

Olá! Meu nome é Marcos Soares Almeida.
Atualmente faço artesanato com arame de alumínio, mas decidi estudar um pouco a questão do trabalho online, por isto montei este blog. Seja muito bem vindo ao meu blog: ARTESANATO PARA DECORAÇÃO!

Website: http://artesanatoparadecoracao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *