Como fazer mini-guitarras com arame de alumínio

Aprenda a produzir miniaturas artesanais com arame de alumínio.

A poucos dias, escrevi um artigo ensinando como fazer miniaturas de bicicletas com arame de alumínio, agora é hora de você saber como fazer mini-guitarras com arame de alumínio.

Para fazer uma miniatura com arame de alumínio, você terá que aprender e aperfeiçoar a técnica que eu aprendi com muito esforço e muita luta. Foram-se já, 12 anos na caminhada, trabalhando com arame de alumínio e outros materiais necessários para se produzir este tipo de artesanato.

Outros trabalhos artesanais em miniaturas, também são possíveis de realizar usando arames. Como por exemplo, as outras peças artesanais que faço em tamanhos pequenos, que vai desde a mini-bicicleta, a miniatura de moto, de violãozinho para chaveiros ou mesmo em miniaturas um pouco maiores para colocar em estantes, mesinhas de centro, cabeceira etc.

E com tantos anos trabalhando com o alumínio, especificamente o arame fio 1,5 que é o mais indicado para este tipo de artesanato. Já ganhei com certeza alguma autoridade no assunto para poder passar para você, alguns segredos desta arte. Vamos ao tema?

Materiais usados para fazer uma miniatura de guitarra.

Antes de listar o material, vou te dar umas dicas que é recomendável seguir. Elas vão ser muito úteis para a sua segurança, pois o arame de alumínio é traiçoeiro e é também cortante.

Dica 1

protegendo-os-olhos-como-fazer-mini-guitarras-com=arame-de-alumínioPor favor, use o óculos de proteção transparente. Eu mesmo já sofri vários acidentes com o arame de alumínio produzindo as minhas miniaturas. Portanto, para evitar que a ponta do arame escape e pegue no seu olho, e isso não é difícil de ocorrer, tenha este imprescindível ítem de segurança para proteger um dos seus mais preciosos órgãos. Ele incomoda um pouco no início, fica meio estranho as coisas, mas com o passar dos tempos você se acostuma tanto que nem percebe mais que está usando.

Dica 2

foto de ferramentas ligadas a como fazer mini-guitarras com arame de alumínioImportante também. Não caia na ideia de comprar ferramentas baratas, estou me referindo aos alicates que são usados neste tipo de artesanato com arame de alumínio, ou de cobre, alpaca ou qualquer outro arame para artesanato. Digo isto porque no começo eu encontrava nas lojinhas de bijuterias aqueles baratinhos, de 7 ou 8 reais, mas aquilo é uma porcaria, vai por mim. Em poucas horas de trabalho, eles começam a soltar aquela proteção de borracha do cabo e além de fazer passar muita raiva concertando a todo minuto, machucam sua mão e acaba atrasando muito o seu trabalho e quem produz artesanato sabe da importância de produzir mais peças por dia. Não estou fazendo propaganda tá, eu uso a marca Taurus, mas existem outras boas no mercado. Invista um pouco mais nesta ferramenta e te garanto que não vai se arrepender.

Dica 3

foto de rolos de mangueira para fazer mini-guitarras de arameQuando for comprar a mangueira que reveste o bojo da mini-guitarra de arame, procure pela espessura 3mm. Existem lojas especializadas que tem até mais fina, mas 3mm tá de bom tamanho. Até 4 mm ainda dá para fazer, mas não fica tão justinha e dá um pouco mais de trabalho. Só lembrando que a mesma mangueira usada para fazer aquelas cadeiras que vendem de porta-a-porta, você deve já ter visto algumas por aí. A mangueirinha é conhecida como espaguete e tem uma grande variedade de cores.

Dica 4

foto de um rolo de arame de alumínio para fazr miniaturas de instrumentos musicais

você-saberá-com-fazer-mini-guitarras-com-arame-de-alumínio-agora

Importante para você saber como fazer mini-guitarras com arame de alumínio da maneira correta e usando o material apropriado. Por isto é muito importante conhecer primeiro um pouco sobre o arame de alumínio, para não comprar um de má qualidade. Preste atenção ao pegar nele, faça uma dobra para ver se não está ressecado demais, quebrando com facilidade, isso já ocorreu comigo. O arame tem que estar maleável, macio e limpo, brilhante. É que em muitos lugares as pessoas só querem vender e não se preocupam com a qualidade dos produtos. Estou deixando estas dicas para que você faça miniaturas, ou outros trabalhos artesanais com arame, da maneira mais profissional possível e que tenha boa aparência para comercializar uma vez e o cliente ficar louco para comprar de você novamente. Siga à risca estas dicas, pois são essenciais para o seu sucesso.

 

Veja como fazer mini-guitarras com arame de alumínio.

Depois das importantes dicas, vamos ao material que nas dicas já foram descritos, mas faltaram os detalhes.

Você precisará de:

1 alicate de bico redondo.

1 alicate para corte, geralmente uso o chamado (jacaré) que corta e ajuda a prender e apertar bem o arame de alumínio para fazer as miniaturas.

30 cm de mangueira para o bojo da guitarrinha, mais 20 cm para a parte de baixo (o suporte) da mini-guitarra.

2 metros do fio 1,5 de arame de alumínio, que pode ser  natural ou colorido, fica a seu critério ou ao gosto do cliente.

Após isto, mãos à obra!

Entendendo as peças artesanais em miniatura.

Você vai medir no arame 22 cm, que é o inicio, dobre em ângulo de 40 graus, com a ponta do alicate rendo faça o local onde se inicia as cordas da guitarra, fazendo uma espécie de retângulo e suba medindo 15 cm para fazer o braço da guitarrinha, dobre para a esquerda, meça 1 cm e dobre para a direita, meça 3 cm e dobre novamente para esquerda e faça como uma meia lua no final do braço e já vai voltando para baixo e fazendo as tarraxinhas com o próprio alicate redondo.

Depois de feitas as seis tarraxas, faça uma pequena dobra de menos de meio cm para dentro e acerte com a outra parte reta do baço descendo até o retângulo que você tinha deixado especialmente para receber o restante do arame que vai formar as cordas da sua miniatura.

como fazer mini-guitarras com arame de alumínio representadas em foto de miniaturas

como-fazer-mini-guitarras-com-arame-de-alumínio-na-prática

Então dobre o arame para cima novamente, por dentro das duas partes já feitas do braço do mini-instrumento e ao chegar na parte de cima, faça dobras acompanhando o desenho já pré produzido, voltando de novo para baixo fazendo assim a terceira cordinha. Faça o processo de volta para cima que será a quarta corda, desenhando do mesmo jeito, só que desta vez a medida da dobra na parte de dentro do braço será um pouco menor. Ufa, só mais uma vez para baixo, passe a última peça do arame que restou, mas sem cortá-lo, até agora, perceba que foi em só fio, não teve corte no arame de alumínio.

Está quase pronta sua miniatura de guitarras. Só falta fazer a alavanca, que uma pequena dobra de meio cm, faça dois captadores com a ponta do alicate redondo, e prenda no bojo. (vou deixar abaixo explicando como fazer o bojinho). Lembrando que é necessário que faça tudo isto com as mãos bem firmes no alicate para não escapar e vai dando voltas e apertando, aí já com o alicate jacaré, aumentando o espaço de baixo para cima, como é realmente as casas das notas do instrumento verdadeiro, a ponta de baixo que você tinha deixado com 15 cm, meça 1 cm, faça uma dobra 90 graus, passe o pedaço da mangueira, prende com a ponta do arme, porque vai sobrar uma pontinha e está pronta para vender sua miniatura.

Para fazer o bojo, você vai pegar os 30 cm de mangueira, vai passar um pedaço de fio de alumínio um pouco maior, uns 3 cm maior já dá. Dobre com a ponta do alicate jacaré, coloque a outra ponta que sobrou dentro da mangueira fazendo um círculo, fure a mangueira só para passar a pontinha dobra do arame de alumínio, prenda bem com alicate jacaré, depois faça o molde(desenho) do bojo com as mãos.

Finalmente acabou!

foto de chaveiros mini´guitarras de arame alumínio

Aprenda-como-fazer-mini-guitarras-com-arame-de-alumínio-neste-artigo

Ficou um pouco longo, mas era necessário passar os mínimos detalhes porque te confesso que é uma das coisas mais complicadas de entender quando se trata de miniaturas em arame de alumínio.

Espero que você tenha pegado um pouco desta técnica que sei que não é muito fácil, mas que também não nem um bicho de 7 cabeças. Estou gravando uma série de vídeos no meu canal do youtube, provavelmente este será um dos próximos temas, aí você vai aprender melhor e aperfeiçoar a técnica de como fazer mini-guitarras com arame de alumínio e vai aprender a fazer outros trabalhos com este material também. Assine meu canal no youtube, curta minha fan page para ficar por dentro das novidades que virão por aí.

Se gostou, comente abaixo, ficarei bem satisfeito com sua participação.

Vídeo-aula grátis ensina como escrever QUALQUER PALAVRA com arame de alumínio. O segredo agora foi revelado a você gratuitamente!

Marcos

Olá! Meu nome é Marcos Soares Almeida. Atualmente faço artesanato com arame de alumínio, mas decidi estudar um pouco a questão do trabalho online, por isto montei este blog. Seja muito bem vindo ao meu blog: ARTESANATO PARA DECORAÇÃO!

Website: http://artesanatoparadecoracao.com.br

5 Comentários

  1. Poxa, que bacana hein.

  2. As miniaturas parecem bacanas.

  3. Obrigado Flávia…

  4. Obrigado Julia!
    Tento fazer o mais perfeito possível para serem bem quistas no mercado e graças a Deus tudo vai de vento em polpa.
    Fazendo o que se gosta temos uma dupla realização nas conquistas. É o que eu penso.
    Abraço!

  5. Obrigado!
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *