Como fazer uma bicicleta de arame de alumínio?

Quer saber como fazer uma bicicleta de arame?

foto de uma miniatura de bicicleta feita com arame de alumínio.Fique atento às nossa dicas sobre como fazer uma bicicleta de arame de alumínio natural. Pois vamos agora te dar as principais dicas para que você mesmo possa experimentar a possibilidade de ser um artesão ou artesã!

Não é exatamente uma aula, como fotos, vídeos ou algo que vai te mostrar como fazer, mas é apenas a ideia que muitos artesãos não passam aos seus clientes ou seguidores nas redes sociais.

Os mais famosos artesãos do Brasil, às vezes até por não terem muito tempo, não conseguem para para ensinar muita coisa sobre o artesanato. Até porque o artesanato nos toma bastante tempo, quase 24 horas, pois quando não estamos produzindo ou criando uma peça, estamos com certeza analisando alguma coisa que um cliente nos pediu para fazer que ainda tenhamos confeccionado. Não é fácil ser artesão!

Vamos á bicicleta de arame de alumínio então!

 

Um detalhe importante para fazer a bicicleta em miniatura é a paciência. Se você não tem, trabalha isto primeiro! Prepare o seu espírito para sofrer um pouco se não tem este hábito, pois é a maior virtude de um artesão.

Bom! dito isto, vamos ao que realmente você quer saber: como fazer uma bicicleta de arame que possa ornamentar a sua casa?  Primeira coisa que você vai precisar fazer é reunir alguns materiais necessários e indispensáveis para este trabalho artesanal.

Aqui estão eles citados abaixo:

 

foto de alicate bico redondo para bijuterias1- alicate de bico redondo ( aquele usado para bijuterias)

 

 

 

 

 

alicate para bijuteria tipo jacaré2- alicate pequeno de serra e corte (tipo jacaré como é conhecido)

 

 

 

 

Arame de alumínio 1,5 mm para fazer miniaturas3- 2 metros de arame de alumínio fio 1,5 este arame da foto à esquerda. ( nas lojas especializadas eles sabem direitinho qual é)

 

foto de rolos de alumínio coloridos

 

 

 

4- 2 metros de arame de alumínio  colorido da sua cor preferida (medida 0,80) bem mais fino.

 

foto de um pedaço de tubo de 40 mm

5- um pedaço de 20 cm de tubo de 40 mm (aquele usado nas pias de cozinha onde saem a água para o ralo)

 

 

foto de um rolo de arame galvanizado 16 mm6- um metro de arame galvanizado, para enrolar o arame colorido.

 

 

 

 

 

 

foto de rolos de mangueira espaguete colorida7- para esta bicicleta de arame vai precisar também de 10 cm de mangueira espaguete na cor desejada.

 

 

foto de rolinho de linha 10 usada para fazer pipas

como-fazer-uma-bicicleta-de-arame-de-alumínio-em-miniatura

8- E por último linha 10 (aquela linha branca usada para fazer pipa)

 

 

 

 

Mãos à obra para fazer a bicicleta de arame de alumínio!

 

Agora que você já tem todo o material reunido, já preparou o espírito, vamos aprender como fazer uma bicicleta de arame de alumínio? 

A primeira coisa a fazer é:

Enrolar o arame colorido no arame galvanizado fazendo uma espécie de tubo bem fino, na espessura 16 do arame galvanizado. Com o arame de alumínio natural (aqueles dois metros ditos) e o pedaço de tubo em mãos, você vai medir 20 cm do início do arame e fazer uma dobra de um ângulo de 90 graus. Com a mão mesmo você consegue dobrá-lo porque o alumínio é muito maleável.

Segundo Passo A Seguir!

Após isto, enrole o arame de alumínio fio 1,5 mm em volta do tubo até se encontrarem do outro lado, fazendo um círculo do arame para a primeira roda da miniatura.

Agora você terá que pegar o arame colorido enrolado em forma de um tubo e medir metade do círculo feito e corte dois pedaços do mesmo tamanho. Coloque o arame no círculo feito e  volte com ele para o tubo d e 40 e enrole o lado maior na ponta menor juntando-as.

Dê 3 voltas e continue para frente, com o cuidado de deixar o arame 1,5 bem esticado, nesta etapa para enrolar um arame no outro bem firme, é necessário usar o alicate jacaré.

Antes De Fazer A Outra Roda.

Agora que já está pronta a primeira roda da sua bicicleta de arame, vamos para a parte de baixo do quadro, corte o arame colorido em um pedaço de de 9 cm e revista o fio de 1,5 e faça uma dobra em um ângulo de 45 graus e aí chega a parte da outra roda. Dobre o arame para cima e repita o processo de enrolar o arame no tubo. Sem esquecer de colocar aquele pedaço do arame colorido que você tinha medido antes junto com o outro.

Dê as as 3 voltas novamente e aponte o lado que sobrou a parte maior do arame, para cima. Já está pronta a metade da sua miniatura de arame. Não é fácil mesmo, mas não desista porque logo vai ter a sua miniatura pronta.

 

Fazendo a parte cima da bicicleta de arame !

Sem desanimar, vamos para a parte do selim, que em muitos Estados, é conhecido como o banco da sua bike em miniatura.

Depois que você levou o arame para cima meça 4 cm do colorido e revista o outro natural. Depois vai medir 1 cm acima do pedaço colorido e fará uma dobra para trás e usando o alicate de bico redondo vai desenhar o selim revestindo-o com o arame colorido e fazendo um formato de coração, voltando com o arame para baixo e dando novamente as 3 voltas para ir para o lado da frente da sua bicicleta de arame. Só lembre de usar o alicate jacaré nas voltas para que fique bem firme.

Agora estamos quase vendo como fazer uma bicicleta de arame usando pouco material, é mais trabalho do que matéria-prima não é verdade? Não é fácil não, mas fica linda depois de pronta.

Continue Acompanhando a Aula:

Você tinha medido 9 cm na parte de baixo da bike, agora vai medir 8 cm, porque a parte cima do quadro é reto e economiza no arame. Revestindo o fio 1,5 com o colorido, aí você chegar´naquela primeira peça menos que tinha ficado no início, lembra?

Pois é! Una agora as duas enrolando sempre a parte maior na menos e leve as duas para a frente da bicicleta e corte um pequenino pedaço da mangueira espaguete. Coloque em volta das duas pontas do arame e dobre-as uma para um lado e a outra para o outro, ficando pronto assim o guidão da sua bike, só revesti-lo com o colorido e agora já dá para ver que se parece com uma bicicleta mini.

Parte final da sua miniatura em arame!

Já usamos quase todos os materiais escolhidos, mas ainda falta usar a linha. E é agora que ela entra.

Quase pronta, mas como fazer as rodas da sua bicicleta de arame? Você vai esticar aquele pedacinho de arame que que colocou em volta do círculo da roda, fazendo uma espécie de molinha enrolada no arame. Deixe em uma distância  + ou –  igual entre elas cobrindo uniformemente toda a rodinha da bike. Só então poderá usar a linha para fazer os raios da sua bicicletinha de arame, como se estivesse cruzando as linhas, como se faz aqueles brincos de linha. ( Muita gente já conhece-os). Aí está pronta a sua miniatura. É só dar os ajustes necessários e expô-la aos amigos ou colocar na sua estante.

Concluindo a aula sobre como fazer uma bicicleta de arame de alumínio.

 

foto ensinando como fazer uma bicicleta de arame de alumínio em miniatura personalizada

como-fazer-uma-bicicleta-de-arame-de-alumínio

Feita a sua bicicleta!

Toda pronta e bem bonita, mas dá para ficar mais interessante ainda! Pois se você quer personalizar a sua obra de arte, saiba que pode. Também com o arame de alumínio natural de 1,5 cm, você vai escrever o nome que desejar para colocar na sua bicicletinha em miniatura.

Se quiser ver alguns vídeos de como fazer nomes com arame de alumínio, Clique Aqui: http://bit.ly/2wt6fkh

Como eu disse no início, não é nem um pouco fácil fazer esta peça. Exige muita força de vontade e dedicação. Só quem gosta de artesanato mesmo para conseguir fazê-la!

Então eu tenho uma boa surpresa para você: a maioria dos brasileiros amam o artesanato. E você provavelmente é uma dessas pessoas. Por isso, imagino que gostaria de saber como fazer uma bicicleta de arame de alumínio personalizada. Tenho certeza que você vai tentar e vai conseguir. Até porque brasileiro não desiste nuca!

Conclusão!

Relutei um pouco para fazer este artigo, pois sabia que seria bem extenso.

Mas milhares de pessoas no Facebook, no grupo de discussão, no twitter, por e-mails e até mesmo por mensagens que me enviaram por celular, me pedindo para dizer pelo menos, como se faz estas miniaturas de bicicletas de arame?

O meu tempo para escrever é um pouco curto, pois tenho que fazer as peças de artesanato para entregar as encomendas que tenho e não posso atrasar as entregas, mas prometo que até o mês de Março de 2018, o meu curso completíssimo em vídeo-aulas passo-a-passo, estará prontinho para ser lançado. Ainda falta muita coisa, é um investimento alto para se ter algo de ótima qualidade, mas vai valer a pena.    Aguardem!

Siga nos nas redes sociais, aqui paleo blog, no nosso canal no youtube, curta a nossa página no Facebook! Fique atento! Pois vem novidade boa aí até o próximo ano!

 

 

 

 

Vídeo-aula grátis ensina como escrever QUALQUER PALAVRA com arame de alumínio. O segredo agora foi revelado a você gratuitamente!

Marcos

Olá! Meu nome é Marcos Soares Almeida. Atualmente faço artesanato com arame de alumínio, mas decidi estudar um pouco a questão do trabalho online, por isto montei este blog. Seja muito bem vindo ao meu blog: ARTESANATO PARA DECORAÇÃO!

Website: http://artesanatoparadecoracao.com.br

13 Comentários

  1. Um grande abraço a todos que curtiram e compartilharam! Deixe aqui o seu cometário!

  2. OI Marcos ,tudo bem! Estou iniciando nesse aprendizado de confeccionar bicicletinhas,” mas”, comecei revendendo com sucesso!!!. Na verdade ainda não tenho prática. Eu tenho fé, eu quero, eu consigo! TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE . Bjs . Kátia.

  3. Dilson mattos

    Cara este trabalho e disnumbrente adorei muito perfeito parabens

  4. Dilson mattos

    Sou artesao tamben faco miniaturas de moto chopper. Com ferro velho e materiais descartavel

  5. Muito obrigado Dilson!
    Grande abraço!

  6. Que legal! Vamos a luta cara!
    Desistir é para os fracos!
    Parabéns pelo seu trabalho!

  7. Oi Katia! Tudo bem.
    Obrigado pela sua mensagem!
    Parabéns pelo trabalho!
    Faço este trabalho já a 11 anos, agora estou também divulgando pelo blog e redes sociais. Está mudando muito, para melhor o desempenho das vendas e divulgação.
    Continue com teu trabalho, faça tudo com amor e dedicação que o bônus virá em breve.
    Parabéns!
    Abraço!

  8. Marcos

    Parabéns meu amigo pelo excelente trabalho. Sucesso pra vc…

  9. Muito Obrigado Marcos pelo seu comentário e pelo elogio ao meu trabalho!
    É isto que mantém o artista otimista e sempre focado em melhorar, aperfeiçoando a cada dia a nossa técnica para agradar ainda mais os nossos clientes!
    Grande Abraço meu xará!

  10. Adoreii o site, estão de parabens!!

  11. Vitor

    Sou um estudante de arquitetura e preciso fazer uma bike na escala 1:25 para uma maquete, seria ótimo se tivesse uma video aula para facilitar o entendimento do processo! vlww

  12. Oi Vitor.
    Obrigado pelo comentário!
    Estou produzindo um curso em vídeo, mas a programação é para o final do ano.
    No meu canal tenho alguns vídeos sobre o meu trabalho. Quando eu tiver um tempinho posso gravar um vídeo ensinando a fazer uma bicicleta de arame. No momento estou muito envolvido com o curso e como é um trabalho manual, dá bastante trabalho e toma muito tempo. Fique ligado no canal.
    Link do canal: http://artesanatoparadecoracao.com.br?canalyoutube.
    Grande Abraço!
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *