Diversidade do artesanato trás benefícios ao Brasil.

Diversidade do artesanato brasileiro é destaque nos eventos culturais.

a diversidade do artesanato brasileiro feito com bambuPara sabermos qual a importância desta diversidade do artesanato brasileiro e termos mais informações a respeito deste assunto que é parte da cultura do nosso país, fomos em busca de várias pessoas e de eventos que enfatizam este tema a fundo, deixando o artesanato como um empreendimento considerado valorizado.  Na verdade, existe um mito entre os próprios artesãos de que o artesanato não é visto com bons olhos por algumas pessoas, que não é valorizado. Mas existem eventos que tratam deste tema “diversidade do artesanato” e de outros ligados ao desenvolvimento cultural que mostra uma outra realidade no Brasil e no mundo.

O que acontece na realidade, é que a população brasileira, de um modo geral, se acostumou a seguir uma só via, ou seja:  vê alguém dizendo alguma coisa, ou lê uma notícia sobre algo que repercutiu negativamente sobre aquele assunto e toma como verdade absoluta. Não vai investigar a fundo o que de fato é correto e o que é apenas uma especulação que vai favorecer apenas um lado da moeda.

Para se ter uma ideia do que a diversidade do artesanato no Brasil representa, vamos analisar o seguinte:

foto de artesanato brasileiro cavalo marinho.Em uma pesquisa recente, tivemos um número expressivo de pessoas no país que trabalham com artesanato. São aproximadamente 9 milhões entre homens e mulheres, gerando em torno de 51 milhões de reais por ano. Isto se contarmos a renda das famílias brasileiras que não trabalham nesta área, é muita coisa. Pois de acordo com as minhas contas, teremos o artesanato hoje como uma das principais fontes de renda das pessoas das classes sociais menos favorecidas, financeiramente falando.

Então não se pode dizer que o artesão ou a sua arte não têm valor, pelo contrário, existem peças artesanais que saem do Brasil para outros países com preços altíssimos, chegando a milhares de reais. Com uma diversidade de peças artesanais de vários Estados brasileiros, cada um com a sua particularidade e influência cultural, nós temos a possibilidade de alcançar um patamar elevado neste seguimento.

Mas tudo depende de muita informação, disposição para o aprendizado e de uma coisa que talvez seja a mais importante atualmente.  A tecnologia a nosso favor.

Como usar a tecnologia a favor do artesanato?

 

 

a diversidade do artesanato brasileiro teclado de um computador vira bolsaNos dias atuais, o mundo se considera a frente do nosso tempo. Pois a cada dia que passa a tecnologia, principalmente a da computação (internet), torna se cada vez mais competitiva e as mudanças acontecem não mais a cada dia, mas sim a cada hora.  Porque então o artesão não pegar esta engrenagem já pronta e simplesmente deixá-la trabalhar do seu lado? Se nós (artesãos) não acompanharmos as atualidades do mundo, ele nos “passa a perna” e nos deixa para trás.

E já que estamos falando da diversidade do artesanato brasileiro, devemos mencionar aqui também a preciosidade das artes manuais de vários Estados do país que esbanjam sucesso lá fora. Assim teremos a referência que precisamos para colhermos também os nossos frutos.

Mas porque estas pessoas conseguem vender até para fora do Brasil, enquanto muitos estão sofrendo aqui para comercializar os seus produtos em feirinhas da sua cidade que já estão saturadas e se for uma pessoa conhecida a maioria da população já tem as suas peças ou querem comprar baratinho porque acha que aquela pessoa não gasta muito pra a confecção.  E é aí que entra a tecnologia a favor do artista (artesão). Existe cursos na internet em diversas áreas, inclusive na área de artesanato. Porque não seguir o que o mundo segue?

O artesão tem medo de investir no seu trabalho?

 

foto mostra dinheiro investimento no artesanato diversoSerá porque “investimento” é tão pouco aceito no meio dos artesãos?  Porque esta palavra é tão assustadora? Existe uma explicação: A falta de informação!

 Diversificar  o artesanato brasileiro nada mais é do que produzir peças diferenciadas, é  produzir um artesanato diferente, bonito, bem acabado e que todo mundo queira comprar. O artesão necessita de apenas alguns ajustes em seu cotidiano para que o seu trabalho seja reconhecido, mas para isto existe este fantasma chamado ” tirar um pouco de dinheiro do meu bolso”, ou seja: buscar um meio mais atraente para o seu empreendimento. E enquanto existir este medo de investir em informação, o que sobra a pensar, é mesmo que o artesanato é pouco valorizado.

Só que estas estatísticas estão mudando de uns anos para cá. Hoje a internet é o melhor meio de comunicação que existe, basta saber usá-la para trazê-la para o nosso lado.

Existem hoje, muitas maneiras de se expor um trabalho na internet gastando pouco, saibam que a recompensa chega com o passar dos dias para alguns, ou meses para outros, mas com um esforço e dedicação, chega para todos.

Como vender o meu os nosso artesanato na internet?

foto mostra o alicate companheiro da diversidade do artesanato brasileiro e mundialMuitas pessoas ainda sentem-se meio travadas com as mudanças tecnológicas que o mundo vem sofrendo nos últimos anos. Mas é isto que hoje em dia está comandando os negócios no mundo e na vida das pessoas e não podemos fugir desta realidade. Então lembremos daquele ditado: “Não posso vencê-lo, vou aliar-me a ele”.

Como já falamos, de tantos artesãos que temos no Brasil, com tamanha diversidade do artesanato brasileiro que também já comentamos bastante, inclusive é o nosso tema de hoje, precisamos que isto seja um diferencial para nós no mundo todo. Porque bons artesanatos nós temos, diversos tipos, modelos e de inúmeras matérias-primas, que nos dão autoridades para sermos os melhores do mundo.

Para isso, temos que encarar a realidade, quebrar os preconceitos, arregaçarmos as mangas e irmos a luta. Sabemos que muitos são os que querem fugir da “tal da internet”, mas o caminho agora é tê-la como parceira nos nossos negócios. E como já havia dito, existem muitas maneiras de trabalharmos com artesanato pela internet.

Temos hoje, as grandes redes sociais que nos dão um amplo espaço para mostramos o nosso artesanato para o mundo. Toda e qualquer pessoa atualmente, pode montar um negócio na internet gastando pouco e tendo retorno  certo em pouco tempo. Mas estudando muito e dedicando-se ao máximo ao aprendizado.

Então chegamos a conclusão que o artesanato seja nosso meio de vida e não “sobrevida”, o caminho certo é buscar todo e qualquer tipo de informação que nos possa levar a sonhar mais alto.  E todo o restante do processo se tornará fácil.  Pois quando sabemos a direção em que caminhamos, a certeza da chegada nos dá o conforto dos esforços que foram necessários para alcançarmos aquele objetivo.

Concluindo!

Então esta hoje é a minha contribuição para o sucesso dos artesão brasileiro, que pretende trabalhar através da internet, este meio de comunicação que muitas vezes é constrangedora sim. Mas na maioria delas, é de grande ajuda, principalmente para os menos favorecidos de dinheiro.

Se este artigo, de alguma maneira te ajudou a abrir a mente, a enxergar novos horizontes de possibilidades vindouras que antes não sabia, faça um comentário abaixo! Deixe a sua opinião ou sugestão para o nosso próximo assunto a respeito do artesanato brasileiro e sua diversidade.

Curta a nossa página no Facebook!

Vídeo-aula grátis ensina como escrever QUALQUER PALAVRA com arame de alumínio. O segredo agora foi revelado a você gratuitamente!

Marcos

Olá! Meu nome é Marcos Soares Almeida.
Atualmente faço artesanato com arame de alumínio, mas decidi estudar um pouco a questão do trabalho online, por isto montei este blog. Seja muito bem vindo ao meu blog: ARTESANATO PARA DECORAÇÃO!

Website: http://artesanatoparadecoracao.com.br

1 Comentário

  1. Adalberto

    Parabéns pelo blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *