Manuseio do arame alumínio no artesanato.

Alumínio é um metal que exige alguns cuidados ao manuseá-lo.

O artesanato com arames é muito bem quisto pelas pessoas, porém a arte do manuseio do arame alumínio no artesanato necessita-se, tomar alguns cuidados básicos, mas muito importantes. Principalmente no que diz respeito à proteção dos seus olhos e da sua pele.

O arame em geral, é um material traiçoeiro. Eu por exemplo, quando vou produzir meus artesanatos com arame de alumínio, que é a minha “praia”, como se é dito popularmente, uso sempre óculos transparente de proteção dos olhos. Porque assim isto, não me atrapalha em nada ao enxergar e nem na produção artesanal. assim eu evito possíveis acidentes com arame nas escapadas que às vezes ele dá e nos surpreende.

O manuseio do arame alumínio no artesanato tem que ser seguro.

imagem mostra miniatura de cicicleta artesanal com arame de alumínio Eu já sofri alguns cortes com arame ao manusear de maneira inadequada. Por esta razão, tenho autoridade para falar deste assunto com bastante propriedade.

Minha inexperiência com os arames me fez sofrer.

No início de tudo, quando eu ainda estava aprendendo, tinha pouca ou quase nenhuma experiência com artesanato, usei por vários meses seguidos, por não saber diferenciar, ao invés do arame de alumínio, usava o galvanizado. Até que descobri a facilidade do alumínio.

Este tipo de arame (o galvanizado), é muito duro, mais difícil de manusear e corta muito. As escapadas que acontecem de vez em quando são inevitáveis e podem te ferir bastante. Não é brincadeira, machuca mesmo o tal arame. Por isto temos que montar uma estratégia contra os ataques dele.

Minhas estratégias no manuseio do arame de alumínio.

miniatura de bicicleta feita através do manuseio do arame alumínio no artesanatoPara quem é artesão sabe das dificuldades de se produzir o artesanato, seja ele qual for . E em todos os trabalhos artesanais, podem acontecer imprevistos e quanto mais estivermos preparados para eles, mais chances de se ter sucesso nas escapadas destes acidentes inesperados.

Como eu me especializei no artesanato com arame de alumínio, fui descobrindo alguns truques e segredos que vou revelar abaixo, sobre como ficar protegido de forma bem natural e que ao passar dos tempos torna-se algo tão automático que você esquece que funciona como equipamento para sua proteção.

Estratégia 1- Proteger os olhos.

manuseando arame de alumínio no artesanato e protegendo os olhosConsidero esta a mais importante de todas, ainda mais para o artesão. Pois trata-se da visão.

Sempre antes de entrar para o meu local de produção, já coloco os óculos transparentes que já mencionei anteriormente. ele é totalmente transparente mesmo, permitindo uma visibilidade quase que natural. Protege não só contra as investidas do arame ao manuseio, como também contra insetos que teimam em te atrapalhar.

Portanto é um item indispensável e deveria ser obrigatório a todos os artesãos.

Estratégia 2 – proteger o ouvido.

foto de mini-moto com arame alumínio artesanalmente manuseadaEsta dica eu deixo como meu próprio exemplo. Mas poderá ser usada também por artesãos que trabalham em ambiente de muito barulho.

Como eu já tinha dito, dos perigos ao manusear arames para fazer artesanato, este é um que considero bastante importante. É o risco de o arame entrar no seu ouvido.

Digo isto porque aconteceu comigo uma vez, mas por sorte nada mais grave aconteceu, de qualquer maneira foi dolorido, pois cortou a parede interna da minha orelha, porque arame, dependendo da ponta que fica, é como uma lâmina afiada.

para este problema eu usei por meses o protetor auricular interno, aquele geralmente usado nas grandes empresas. Mas comecei a ter muitas dores de ouvido e procurei outra solução.

Comprei um celular novo e com ele veio de brinde um daqueles fones que tapam toda a orelha. Depois que usei uma vez e coloquei uma música bem baixinha, nunca mais utilizei outra coisa.

No início é um pouco estranho mas logo torna-se muito automático e se é para o seu bem estar faz-se necessário. a partir daí, o manuseio do arame alumínio no artesanato, ou mesmo no dia-a-dia, nunca mais me incomodou, porque aprendi a lidar com esta causa.

Pode ser que esta dica sirva também para qualquer artesão que trabalha com produtos feitos a mão como o meu e precisa proteger o seu ouvido para não machucar, ou do barulho.

Estratégia 3 para garantir um bom manuseio do arame alumínio no artesanato.

foto de bike miniatura manuseio artesanal de arame alumínioOutra coisa que antes me acontecia muito eram cortes pelo braço, barriga e até nas pernas eu me cortava com o a forma errada de manuseio do arame. Era ferimentos pequenos mas que doíam e ficavam aquelas marquinhas vários dias na minha pele.

Um dia decidi que isto não poderia mais acontecer e resolvi agir. Então tive a simples mas necessária ideia de, sempre que fosse iniciar trabalho com o arame de alumínio, dobrar a ponta dele com o alicate, tirando aquele fio cortante e deixando redondinho. assim, quando ele escapava-se inesperadamente, não me machucava mais.

Foi aí que descobri o segredo de um correto manuseio do arame alumínio no artesanato e nunca mais tive cicatrizes indesejadas causadas pelos cortes com as pontas de arme.

Minhas considerações finais sobre esta experiência.

imagem de coração manuseado artesanalmente com arame de alumínioPara terminar, gostaria de deixar um lembrete que você pode usar até no dia-a-dia com seu próprio artesanato.

muitos artesãos ainda hoje, trabalham sem os equipamentos de proteção contra estes tipos de acidentes. Eu, como colega de profissão, aconselho usar, porque ninguém tem total controle do manuseio das ferramentas e dos materiais para produção destes artesanatos. se escapa alguma coisa e você não está preparado(a), pode ser fatal. Então use sempre oque erve de guardião da sua integridade física.

se este artigo te ajudou ou inspirou em algum momento para pensar no assunto. Se você conhece alguém que tem esta necessidade, compartilhe com ele, comente abaixo o que gostou ou não. Curta minha página no Facebook!

 

 

Vídeo-aula grátis ensina como escrever QUALQUER PALAVRA com arame de alumínio. O segredo agora foi revelado a você gratuitamente!

Marcos

Olá! Meu nome é Marcos Soares Almeida.
Atualmente faço artesanato com arame de alumínio, mas decidi estudar um pouco a questão do trabalho online, por isto montei este blog. Seja muito bem vindo ao meu blog: ARTESANATO PARA DECORAÇÃO!

Website: http://artesanatoparadecoracao.com.br

4 Comentários

  1. Olá! Marcos aguardo o prometido. Obrigada.

  2. Simone

    Parabéns Marcos, preciso de uma informação. Onde compro arame alumínio no artesanato? Obrigada

  3. Oi Simone!
    Obrigado!
    Você é de onde?

  4. Se For de Sãp Paulo, voce encontra na galeria Gaivota 25 de Março com ladeira da constituição.
    Porto Alegre: Galeria do comercio.
    Se Não for, pode procurar em lojas que vendem produtos artesanais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *