Porque meu artesanato não vende bem no Brasil?

Quer vender o seu artesanato na internet ou mesmo em sua cidade?

Não é raro encontrar pessoas se perguntando: Porque meu artesanato não vende na internet, ou mesmo no meu bairro, sendo que eu faço um trabalho bem feito, faço com amor e carinho para deixar o mais perfeito possível?

Bom! Isto é um problema de muitos, então não se desespere porque não é só você que está neste barco cheio de dúvidas! Hoje existe um mecanismo muito poderoso chamado marketing. Seja ele digital, ou outro tipo qualquer, como o famoso boca-a-boca. Já ouviu dizer que a propaganda é a alma do negócio? Então! Isso é verdade absoluta no mundo dos negócios.

Acompanhe as nossas dicas abaixo e poderá mudar um pouco a sua trajetória de empreendedor (a).

Todos dizem que vendem bem, porque meu artesanato não vende bem como os outros?

 

foto de uma bicicleta de arame porque meu artesanato não vendeVocê já fez esta pergunta algumas vezes para alguém, ou para você mesmo?

Se sim, deve está se perguntando agora: O que este cara entende do meu trabalho? Mas digo o seguinte: Eu trabalho com artesanato a 12 anos e vendo tanto em feiras, como em bares, nas ruas, porta-a-porta, por telefone (encomendas na minha cidade) e vendo também pela internet. Então comigo não esta de ficar me lamentando e me perguntando porque meu artesanato não vende, porque as outras pessoas estão vendendo e eu não? Na realidade, é que o foco tem que estar na qualidade do produto. Tudo que é de qualidade é valorizado e é comercial. Faça a diferença! Faça tudo bem feito e verás o resultado do seu trabalho.

Por estas razões posso dizer que já tenho experiência no assunto, não sou um expert no assunto de marketing, mas tenho a vivência de produção e comercialização de artesanato e digo que você pode ficar tranquilo, que vou te dizer como fiz e faço até hoje. Se você seguir as minhas dicas, também vai fazer boas vendas e aumentar a sua renda mensal com toda a certeza.

Pesquisa de mercado ajuda nas vendas!

 

foto de bike porque não vendo meu artesanato?Na cidade onde eu moro atualmente, tenho vários clientes fiéis, que lembram-se de mim sempre que vão presentear alguém, sabendo que vai agradar no presente. Primeiro porque trabalho com venda de artesanato personalizado, o que já faz parte de uma estratégia muito boa.

Quando você compra um artesanato, já fez a diferença de escolher um produto que não está disponível em todo lugar e que geralmente são peças únicas. Imagina o seu cliente comprando de você um trabalho feito com a sua personalidade, ou a da pessoa que vai receber aquele presente!

Então o que devemos fazer antes de tudo, é saber o que as pessoas que poderão ser seus potenciais clientes estão buscando.

E isto é muito fácil de fazer, mas tem que correr atrás, caminhar bastante e não medir esforços para juntar as peças do quebra-cabeças. Afinal, você está pretendendo atingir a todos, ou pelo menos a grande maioria. Veja qual é a maior festa tradicional da sua cidade ou região, qual o tema desta festa, tem mascote? O que os seus “concorrentes” produzem e quais as práticas esportivas dos habitantes, do que eles mais comentam, o que eles mais gostam de comprar ou o que mais se vende na cidade.

Feita a pesquisa, vamos a fabricação e as vendas!

 

foto de miniatura para venda de artesanatoCom a pesquisa pronta, agora você já sabe o que produzir para vender.

Vamos colocar como exemplo, que você mora em um vilarejo de pescadores. Então que tal produzir com o seu artesanato, algumas miniaturas de bonequinhos pescadores, ou seja lá qual for o tema.

Já tem um artesanato diferenciado, personalizado. Está é a dica matadora, mas existem outras que unidas a esta, fará com que você faça muitas vendas.

Como por exemplo, tirar fotos de qualidade, fotos que realcem o seu trabalho e que chamem a atenção das pessoas. Faça isto e monte um belo álbum que impressione  e instigam estas pessoas a comprarem de você. Faça alguns cartões de visita com seus contatos, procure colocar todos possíveis, para ficar mais fácil de as pessoas te encontrar.

Depois saia de porta em porta mostrando o álbum e deixe um cartão para as que mais mostraram interesse no seu artesanato. Também não adianta distribuir cartões de visitas a todos, pois muitos não irão comprar nunca de você e só vai gerar mais despesas.

Outra coisa que eu faço até hoje, é vendas em bares e restaurantes (nem em todos os estabelecimentos aceitam esta prática), mas funciona muito bem e logo já ficam sabendo de você em todos os cantinhos da cidade. Hoje tenho já alguns estabelecimentos, que os donos tornaram-se meus amigos, que me ajudaram e ajudam até hoje a divulgar o meu artesanato na cidade e assim fui ficando popular.

Não tenha medo de mostrar seu artesanato!

imagem de um pescador de arame porque meu artesanato não vende?Muitos têm vergonha de fazer isto, mas não se deve ter vergonha do seu trabalho, pois ele é digno como qualquer outro.

Quando eu comecei a fazer esta pesquisa, muitas pessoas me diziam que era meio que uma humilhação ficar de casa em casa, de rua em rua, perguntando o que as pessoas achavam do meu trabalho, o que elas comprariam de mim, o que a cidade tinha de mais importante, que daria um tema para a minha arte.

Enfim, foram dias de muito trabalho, muito esforço mesmo, muita dedicação inicial eu diria. Mas valeu a pena ter enfrentado todos os obstáculos, todas as “humilhações”, todo o cansaço que isto proporciona. Porque agora posso dizer que vejo meu projeto concluído, e vejo porque meu artesanato não vende só no Brasil. Porque tenho hoje a certeza que fiz coisa certa, fiz um bom trabalho de marketing de vendas. Portanto, meu trabalho, antes e agora vende muito bem.

Na verdade não existe um culpado, existe sim pouca informação sobre este tema. Mas se quisermos fazer a diferença, devemos colocar a mão na massa.

Vendas pela internet é uma boa?

 

foto de bolsa feita com teclado de computador venda de artesanatoEsta dica é muito poderosa. Não tente vender artesanato pela internet usando o seu perfil do Facebook! Isto além de não dar praticamente nenhum resultado, não é profissional. Faça uma página comercial para vender o seu trabalho, é fácil e fica muito mais interessante, pois lá só vai existir o assunto do seu trabalho e as pessoas que visitarem a sua página, de certa forma estarão interessadas no que você produz e/ou vende por lá. Aconselho, se você não tem muita experiência com o mundo digital, fazer uma pesquisa sobre alguns bons cursos nesta área. Foi o que eu fiz.

Aí você vai entender a pergunta: Porque meu artesanato não vende bem no Brasil? Na verdade, venda não é relativo como dizem por aí. É sim uma questão de ter um bom produto, ter um compromisso muito grande com ele e com os clientes e saber fazer a divulgação e o trabalho bem feito. Este é o “segredo”.

A internet se tornou hoje em dia um local muito perigoso, é verdade! Temos que tomar muito cuidado. Mas é também uma das melhores maneiras de se trabalhar atualmente, poupando o seu tempo e trazendo uma grande chance de crescimento do seu negócio, eu sou uma prova viva de que o mundo está mudando a vida dos artesãos, digo isto porque meu artesanato não vende só no mundo real, hoje ele é mais comercializado pela internet. Estou sempre me atualizando e fazendo com que ele possa expandir-se e ficar conhecido em todo o Brasil e até mesmo mundo a fora.

Se este artigo foi útil para você, comente abaixo. Curta também a nossa página no Facebook!

Vídeo-aula grátis ensina como escrever QUALQUER PALAVRA com arame de alumínio. O segredo agora foi revelado a você gratuitamente!

Marcos

Olá! Meu nome é Marcos Soares Almeida. Atualmente faço artesanato com arame de alumínio, mas decidi estudar um pouco a questão do trabalho online, por isto montei este blog. Seja muito bem vindo ao meu blog: ARTESANATO PARA DECORAÇÃO!

Website: http://artesanatoparadecoracao.com.br

6 Comentários

  1. Como diz meu mentor (Marcos Trombetta )”As pessoas não querem que você diga a elas que elas precisam comprar, elas tem que dizer para você que elas querem compar”

    Essas são as ventagens de se aprender a vender pela internet,elas te procuram e não você procura elas, como nos anos 70 hahaha

    Aguardo mais artigos desse tipo.

    ABÇ.

  2. Satisfaçao Antonio Jose!

    Muito obrigado pelo seu comentario!
    Na minha humilde opiniao, estao certissimas as suas palavras.
    Assino embaixo!

    Grande abraço!

  3. Milhares se não milhões ainda praticam as formas de vender dos anos 80 hahaha… vê se pode ?

    As vendas online só crescem e até os cegos enxergam isso.

    Quem estar aprendendo técnicas para vender na internet por favor, continuem!

    Esse é o negócio do futuro e poucas pessoas sabem disso, se você está aprendendo vá em frente, pois é promissor.

    Aguardo mais artigos como esse.

    ABÇ.

  4. Estou Também na luta Antônio!
    Obrigado pelo incentivo!
    Grande Abraço!

  5. Sueli

    Obrigada pelas dicas Marcos!

  6. Obrigado pela sua mensagem Sueli!
    Grande abraço!
    Obrigado por ler o meu artigo e por interagir com o meu conteúdo!
    Fico muito grato e feliz por todas as manifestações positivas que recebo aqui no meu blog!
    Obrigado Mesmo! De coração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *