Portugal usa madeira popular em decoração.

Portugal prioriza madeira para decorar com estilo.

Em pleno século XXI, onde a modernidade reina, Portugal usa madeira popular em decoração de festas, em casas, em fazendas e  na maioria das decorações.

Isto porque existe um tipo de madeira no país que é muito valorizada e que a população mais antiga, tradicionalmente, já utilizava-a em quase todos os tipos de móveis, portas, janelas e grandes construções.

Estou falando da cambaia. Um tipo de madeira dura, bem pesada, mas que permite realizar lindos trabalhos e é muito resistente ao tempo. É considerada popular, porque é muito utilizada, não só na capital Lisboa,  mas também em Funchal, Porto, Albufeira e outras cidades portuguesas tradicionais bem conhecidas no mundo.

A decoração é linda e com madeira fica para sempre!

 

foto de oratório de Portugal usando madeira popular em decoraçãoToda casa que prioriza a decoração, seja em qualquer parte do mundo, Brasil, Portugal, Alemanha ou onde quer que seja, não pode deixar a madeira de fora das suas ideias. Pois além de ser um material de vida longa, esta matéria-prima natural, nas mãos corretas, de verdadeiros artesãos da madeira, proporciona uma facilidade muito grande de se produzir uma imensa diversidade de modelos de móveis decorativos, portas, janelas e até peças artesanais para serem usadas na decoração de ambientes de todos os tipos.

Além disto, muitos artistas escolhem trabalhar com madeira, porque é fácil de fazer nela, desenhos, talhados de todas as formas, pinturas, emendas perfeitas que dão um glamour especial nas peças produzidas artesanalmente ou mesmo em grande escala, nas indústrias.

Portugal usa madeira popular em decoração e artesanato.

imagem de carrinho em que Portugal usa madeira popular em decoraçãoO artesanato brasileiro é belo, isso não se discute. Mas bem que poderíamos pegar algumas inspirações dos nossos patrícios portugueses.

Nós brasileiros somos especialistas em decoração e artesanato, mas ainda temos muitos a descobrir e o que eu li e pesquisei sobre o assunto, me fez refletir sobre a madeira. Quanta coisa linda é produzida a partir deste material!

A anos venho trabalhando com artesanato e já viajei por vários estados brasileiros. Imaginava que sabia muito sobre artesanato, mas vejo que tenho muito a aprender, principalmente com relação a madeira. Pois ficamos o tempo todo focados em nosso trabalho, que nem prestamos muita atenção em outros que dão um valor imenso a natureza.

O meu foco, todos sabem que é o alumínio, já disse em outros artigos meus aqui no blog. E a gente se concentra tanto em produção, em vender e em criar novas peças, que deixamos as vezes passar por nós a oportunidade de aprender.

Este artigo por exemplo, estou escrevendo por que achei simplesmente maravilhoso o trabalho que é tão popular em nosso país, mas passava despercebido por mim muitas vezes.  E refletindo, achei um absurdo, eu como artesão, nunca ter olhado com mais carinho para a imensa vastidão de artes que a madeira pode nos dá e quantas pessoas utilizam-na em suas vidas e sobrevivência.

Talvez não seja só eu. Ou será que é?

 

A madeira como fonte de vida e inspiração dos artistas de Portugal.

imagem artesanal guitarra de madeira de portugal

Portugal usa madeira popular em decoração e artesanato personalizado.

Nas cidades portuguesas, as obras de arte e decoração estão por toda parte. Mas o grande destaque é mesmo os trabalhos feitos com madeira. Então dá para entender a grande fissura dos portugueses pelo nosso querido e famoso pau Brasil. A madeira para eles é uma riqueza. O que para nós também deveria ser.

Pelo que tenho pesquisado, Algarve, uma das regiões mais ricas de Portugal, é das que mais usam a madeira para fins decorativos. Portanto, nós brasileiros, como descendentes de portugueses, podemos produzir artesanatos e peças para decoração utilizando até mesmo madeira de demolição, reciclando e fazendo, fazendo artes e protegendo o meio ambiente ao mesmo tempo. Espero que aprendamos com eles e que possamos ensinar também.

Se você gostou deste artigo, se foi útil para você de alguma forma, compartilhe com os amigos. Curta a nossa página no facebook!

Vídeo-aula grátis ensina como escrever QUALQUER PALAVRA com arame de alumínio. O segredo agora foi revelado a você gratuitamente!

Marcos

Olá! Meu nome é Marcos Soares Almeida.
Atualmente faço artesanato com arame de alumínio, mas decidi estudar um pouco a questão do trabalho online, por isto montei este blog. Seja muito bem vindo ao meu blog: ARTESANATO PARA DECORAÇÃO!

Website: http://artesanatoparadecoracao.com.br

2 Comentários

  1. Sei que a vida de imigrante não é fácil, já fui imigrante e conheçon as dificuldades de uma pessoa que sai do seu país de origem.
    Tenho uma página no facebook, nela dá pra conhecer melhor Portugal a realidade da vida Num Pais estrangeiro… deixei o link pra vocês conhecerem.

  2. Obrigado pela dica Robson!
    Grande Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *